Fui convidada pela Cervejaria Bohemia para participar do seu tour de experiência que conta com uma visita guiada e algumas degustações pelo caminho. Hummm
Antes de contar como foi, queria dizer que fiz este tour em 2015 e ele tinha uma dinâmica bem diferente. Antigamente, era mais conceitual e hoje (foi reformulado em 2015), ele é mais um tour de experiência.
O que seria um tour de experiência?
Já na entrada, compramos o ingresso e recebemos um copo de chopp tirado da serpentina ali mesmo e este chopp só pode ser encontrado ali, no bar ou no restaurante da Cervejaria. Ou seja, você não conseguirá degustá-lo em outro local. Ele não é comercializado fora das dependências da fábrica.
Além desta degustação, ainda temos mais duas durante o tour cervejeiro.
Fora as degustações, o passeio tem várias partes interativas e auto explicativas, tornando a experiência muito mais interessante e dinâmica.
Por isso, hoje o tour é considerado de experiência. E QUE experiência!
Como é o tour
Após o chopp gelado e delicioso do início, pegamos um elevador que nos leva à uma sala de projeção, onde assistimos à um filme bem rápido sobre a história da cerveja.
Desta sala, passamos à um corredor, repleto de informações sobre a história da bebida tão amada pelos povos do mundo todo.
Além de muita história, ainda tem alguns totens interativos onde podemos fazer o brasão de nossa família, por exemplo.
Por este motivo, o passeio é muito agradável e dá até para esquecer do tempo. Levamos algumas broncas pq ficamos muito tempo nesta parte… hahahaha
Dali, passamos por outros espaços com maquinários antigos e um especial, aonde há várias garrafas com os rótulos que fizeram a história da empresa.
Desta sala, desembocamos em um hall com vários painéis com fotos da construção da imponente e charmosa Cervejaria Bohemia.
Dali, subimos outro elevador que nos leva à sala dos ingredientes. Nela, podemos pegá-los na mão, ou até experimentar.
Podemos vê-los pelo microscópio ou usar a mesa interativa.
Foi incrível poder aprender, meio que na prática, todo o processo de produção da cerveja.
Na próxima etapa, somos levados aos tonéis de fermentação e fabricação e ainda, à uma sala para beber a Bohemia da fonte. Quer mais o quê???
Mas não acaba por ai.
Ainda conhecemos um espaço bem colorido que explica um pouco mais sobre os vários tipo de cerveja que a cervejaria dispõe e, para não perder o hábito, degustamos mais um pouquinho de outro rótulo: a Pale Ale, recordista de medalhas da Bohemia.
Importante: esses rótulos mudam de tempos em tempos. Caso eu vá novamente (que eu vou hahahaha), posso não degustar os mesmos sabores.
Após esta degustação, passamos por uma parte da fábrica onde podemos ver todo o maquinário, tirar mais algumas fotos (ou muitas) e aí partiu lojinha.
Aproveitei para comprar a Bohemia Imperial que, além de uma garrafa linda que pode ser reutilizada, ela só é comercializada lá. Comprei também a Confraria , que tem uma edição limitada e vou dizer: eu que não entendo nada de cerveja, virei fã. Maravilhosaaaa!
Comprinhas feitas, fomos almoçar no Restaurante da Bohemia.
Você sabia?
-Que quando a Índia era colônia da Inglaterra, os ingleses precisavam de cerveja (kkk) e ela era levada de navio, só que ela chegava estragada. Aí eles tiveram a idéia de colocar mais lúpulo na cerveja para mantê-la mais amarga. Só que assim, ela ficava mais amarga e com uma cor mais acobreada. Esta cerveja foi chamada de India Pale Ale, a tão conhecida IPA.
Planeje sua viagem!!! Faça a sua reserva de hotel no Booking.com
-A fermentação surgiu com a agricultura dos sumérios que trabalhavam a terra, colhiam os cereais e os estocavam de forma precária, possibilitando que a chuva os molhassem e o sol os aquecessem
-A cerveja foi descoberta há cerca de oito mil anos na Mesopotâmia
-Foram, com certeza, os romanos, os responsáveis pela difusão e expansão das possibilidades de se fazer cerveja.
Quer saber outras curiosidades??? Vá à Bohemia!!!!
Sobre o Restaurante
Tivemos o prazer de experimentar as delícias do cardápio.
Entradinhas como: pão cervejeiro, dadinho de tapioca com geléia de pimenta, bolinho de cevada, parmesão e bacon.
De prato principal, experimentei o filé mignon com molho de mostarda, batatas rústicas e alecrim.
Simplesmente divino!!! Perfeito!
A chef Germana Mathias veio até a nossa mesa e explicou como chegou até estas receitas e uauuuuu…. cada uma é mais maravilhosa que a outra.
Dá vontade de experimentar tudooooo.
Para beber, pedi uma caipi bohemia de kiwi que estava de outro mundo.
E, para fechar com chave de ouro, nosso grupo pediu uma sobremesa de cada e compartilhamos.
Foram: torta de limão siciliano, cheesecake de frutas vermelhas, panna cota de frutas vermelhas e torta de ganache de chocolate. Minha preferida??? A de chocolate com toda certeza… bem que a Germana falou!!!! Dica perfeita!
O funcionamento do restaurante tem o horário um pouco diferente ao da cervejaria. Funciona de terça a sexta e domingos de 12 às 17h e sábados de 12 às 00h.
Horário de funcionamento da Cervejaria
Segunda a quinta das 12 às 17h
Sextas e domingos das 10 às 17h
Sábados 10h às 18h
Ingressos
Inteira R$39,00
Meia R$19,00
Menores de 18 anos podem participar do tour, acompanhados dos pais e não pagam.
Precisa fazer agendamento?
Não é necessário, mas os ingressos podem ser comprados on line.
Duração
O tour tem duração de 1h e 30 minutos mais ou menos e somos acompanhados por promotores que vão nos auxiliando nas explicações.
Estacionamento
A cervejaria tem uma parceria com o estacionamento Dalvalet Park. Veja as condições no site oficial da Bohemia
Este passeio foi mais uma ação realizada pela RBBVRJ e contou com a presença dos blogueiros Olivia do blog Olivia Garimpando por aí, Regina Oki do blog Turista Full Time, Julia Sampaio do blog Fora da Toca, Denise Barreto do blog Chicas Lokas, Declev do blog O turista profissional, Ana Morize do blog Viagens Bacanas e Tatiana do blog Cheap Trip.
Aproveitem para ler os seus posts sobre essa experiência incrível!!!!!
Até a próxima!!!
[…] Viajando com Daniela […]
[…] nas informações dos blogs Viajando com Daniela Cascardo, Chicas Lokas e Turista Full Time, soube que a visita, diferente da antiga, já começa com uma […]
[…] Cervejaria Bohemia em Petrópolis: um programa imperdível! Viajando com Daniela Cascardo – Tour de experiência na Cervejaria Bohemia Olívia Garimpando por aí – Tour da Cervejaria […]
[…] Viajando com Daniela Cascardo […]