Se você é um amante do Rio de janeiro, assim como eu, carioca da gema, vem comigo que vou te dar a dica do ano!!!!

As visitas guiadas ao Palácio Guanabara estão novamente abertas!!!

RJ Visita guiada ao palácio guanabara

Estive, à convite do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e do secretário de Turismo Otávio Leite, fazendo a visita, no último dia 05 e fiquei encantada com a história e a iniciativa do novo governo em abrir as portas do patrimônio do povo para o povo.

 RJ Visita guiada ao Palácio Guanabara

E vou contar como foi!!!

O projeto “Palácio Guanabara de portas abertas” conta com três etapas:

-Visita guiada com estudantes de turismo da FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica), contando a história do império e da república pelas instalações e aos jardins do palácio

 RJ Visita guiada ao Palácio Guanabara

-Abertura das portas do palácio para a população, para uma visita guiada;

-Apresentação musical e/ ou cultural, ao final de cada mês.

Importante destacar, que, segundo a assessoria do palácio, estes projetos tem custo zero para o governo que buscou parcerias com o corpo de bombeiros e outras instituições para tal.

História

O Palácio Guanabara tem um histórico extenso desde a Princesa Isabel, passando por residência de prefeitos (ao todo sete moraram lá), até os dias atuais.

Mas tudo começa em 1863, quando um comerciante português chamado José Machado Coelho, comprou a chácara para construir a sua casa.

Onze anos depois, ele teve problemas financeiros e precisou vendê-la. Quem comprou foi nada mais nada menos que Dom Pedro II, por 300.000 réis, e deu para a filha de presente de casamento, com o Conde D´Eu, que fazia parte do alto escalão da nobreza. E acreditem!!! Ela foi comprada com o dinheiro arrecadado com impostos dos cidadãos!

Ali, a casa foi transformada em “Paço Isabel”, que foi reformada para ser a casa da Princesa Isabel no RJ, que já tinha uma em Petrópolis.

O casal morou lá de 1875 a 1889, início da República, quando a casa perdeu a sua função e mudaram o nome para Palácio Guanabara, porque a rua em frente era a Rua Guanabara.

Depois de sua saída, a princesa Isabel, com a ajuda do marido, começou a impetrar na justiça, ações para reaver o palácio. Depois os maridos, os netos….

Durante 7 anos, não houve funcionamento, já que a família entrou na justiça para requerer a casa de volta, mas foi dado ganho de causa à União, que passou a utilizá-lo como repartição militar, mas nada muito efetivo.

Em 1908, houve a segunda grande reforma do palácio (principalmente a fachada e o jardim), em comemoração aos 100 anos da abertura dos portos e 100 anos da família imperial e haveria uma grande comemoração no Brasil e o rei de Portugal havia sido convidado para se hospedar no palácio.

Foi aí que o palácio ganhou a “cara” que tem hoje!

E acreditam que o rei de Portugal não veio? Sim!!!! Antes de sua vinda, ele foi assassinado pelos republicanos portugueses!!!

Planeje sua viagem!!!! Faça sua reserva no Booking.com

Em 1910, o presidente resolveu morar no palácio, mas só em 1926, virou a residência oficial do Presidente da República. Isso até 1947, quando o presidente Dutra perdeu sua esposa enquanto morava lá e, por este motivo, resolveu se mudar para o Palácio do Catete.

Em 1920, foi feita a terceira grande reforma (desta vez na parte interna) devido à uma comemoração com o governo da Bélgica por conta de estreitamentos nas relações de importação e exportação e os reis do país ficariam hospedados lá.

Várias outras situações aconteceram e em 1975, tornou-se a sede oficial do Governo do Estado.

De 2008 a 2011 começou uma grande restauração do prédio, tombado na década de 40, no governo de Getúlio Vargas que sofreu o cerco de 38 ali e solicitou o tombamento. Por este motivo, qualquer obra é acompanhada pelo Patrimônio Histórico Nacional e durante este projeto de restauração, foram descobertas várias coisas que são mostradas durante a visita.

 RJ Visita guiada ao Palácio Guanabara
Pedaço de viga encontrado durante a restauração do Palácio Guanabara que foi mantido para que possamos ver durante a visita guiada.

No dia 06 de setembro de 2018, o Superior Tribunal de Justiça, deu ganho de causa, dizendo que o palácio não era da família imperial, era do povo.

Por este motivo, o atual governador, Wilson Witzel, resolveu abrir as portas do Palácio Guanabara, lançando o Projeto Palácio Guanabara de portas abertas!

A visita guiada

A visita começa na fachada, depois salão nobre e salão verde, na parte superior.

 RJ Visita guiada ao Palácio Guanabara

Aí passa para o piso inferior, começando pela sala pé de moleque, pátio interno, jardim interno e termina na capela.

Não vou contar muito da visita porque você tem que ir para ver, mas vou adiantar uma curiosidade!

A sala pé de moleque, tem este nome , porque durante a última restauração do palácio, embaixo de sete camadas de piso (isso mesmo!!! Sete camadas), foi encontrado o piso que ganha este nome porque colocavam-se as pedras e os filhos de escravos que eram chamados de moleques, que as acomodavam com os pés. Esta técnica foi criada pelos portugueses e era uma forma barata e eficiente de fazer o calçamento.

 RJ Visita guiada ao Palácio Guanabara

Para que o público possa ver, foram colocadas placas de vidro que servem como piso. Incrível!!!

Várias outras descobertas são divulgadas durante a visita e que nos fazem voltar no tempo!!!

Agendamento

Para participar da visita guiada, você tem que mandar um e-mail para visitaguiada@casacivil.rj.gov.br com o seu nome completo, cópia do documento de identidade com foto e telefone para contato.

Quando acontece

Aos sábados e tem duração de 1 hora a 1h e meia.

Fiz esta visita guiada com os blogueiros da RBBVRJ, Olívia do blog Olivia Garimpando por aí, Regina Oki do blog Turista Fulltime, Julia Sampaio do blog Fora da Toca, Lilian Azevedo do blog Uma senhora viagem, Viviane Sampaio do blog Vivi na Viagem, Luciane Guimarães do Te vejo pelo Rio de Janeiro e Te vejo pelo mundo, Lu Freitas do blog Let´s fly away.

RJ visita guiada ao palácio guanabara

Durante a nossa reunião, o Governador do RJ, nos contou que tem um projeto para liberar os jardins do palácio para picnics. Não seria incrível????

RJ Visita guiada ao Palácio Guanabara

E aí? Ficou curioso??? Tem que ir!!!!

Até a próxima!!!

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? 🙂

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here