Você sabe o que é Xilogravura???

Até esta semana eu não sabia! Fui à Campos do Jordão, à convite da Pousada Alto da Boa Vista e aproveitei para conhecer o Museu da Xilogravura.

Xilogravura é a técnica aonde as gravuras são feitas através da impressão sobre o papel (ou outro suporte), de uma matriz entalhada em madeira.

Confesso que fiquei curiosa com este museu (já que sou a “louca”dos museus hahahaha) e decidi visitá-lo sem saber ao certo o que iria encontrar, mas saí de lá encantada com a quantidade de conhecimento que adquiri em pouquíssimo tempo.

As visitas não são guiadas, por isso vá com bastante tempo para ler sobre o que está vendo e entender que a xilogravura é uma das técnicas mais antigas de impressão! Já imaginou?

______________________________________________________________________________

Não deixe de ler mais sobre Campos do Jordão em:

Pousada Alto da Boa Vista

O que fazer em Campos do Jordão

______________________________________________________________________________

Aberto em 1987, a Casa da Xilogravura, foi criada por Antonio Fernando Costella, até hoje diretor do museu, com o intuito de preservar e divulgar a xilogravura. É o único local no Brasil, aonde o público pode ver, permanentemente, o acervo de milhares de peças de mais de 1200 artistas , divididos em 30 salas.

Não dá para se ter a noção da importância deste museu sem ir até lá!

Partindo da xilogravura, entramos no universo da impressão gráfica em geral, expondo a litografia, linotipia, calcogravura, rotogravura, ofsete, serigrafia, estamparia de chitas, dentre outras.

Além das exposições permanentes, a cada 30 dias, o Museu recebe obras de artistas brasileiros convidados.

Em suas paredes, o trabalho de vários artistas do Brasil e do mundo que encantam e emocionam os seus visitantes… com certeza, fui uma delas.

O prédio aonde se encontra o Museu foi construído em 1928 e já abrigou o Mosteiro de São João, das monjas beneditinas. Hoje, além dele, ainda é a sede da Editora Mantiqueira, mantenedora do local!

Um livro que me chamou muita atenção, foi o “Metrópolis”, com 303 xilogravuras que só possui três exemplares no mundo todo: um em Campos do Jordão, um em Veneza e um em Berlim.

Livro “Metrópolis”

No seu jardim, há um pequeno monumento de concreto que marca o local onde estarão para sempre os despojos do cão Chiquinho, aquele que inspirou a marca da Editora Mantiqueira.

Essa história é incrível e eu vou contar!!!

O Sr. Fernando “adotou”o Chiquinho depois que uma cadela teve uma ninhada na casa dele (antes de virar museu, a casa que o abriga era a residência dele). Chiquinho virou seu fiel escudeiro, o seguindo por todos os lugares. Até quando Fernando ía ministrar suas aulas na USP, Chiquinho ía junto.

______________________________________________________________________________

Procurando hospedagem em Campos do Jordão??? Acesse o Booking.com e aproveite as melhores opções e ofertas!!!

______________________________________________________________________________

Em um determinado momento de sua carreira, Fernando Costella foi convidado para ir à Portugal e teria que ficar um tempo lá. Por isso, foi ao veterinário conversar sobre o cão que ficava muito triste quando não estava com ele. O médico, então, disse que a melhor opção seria levar Chiquinho em sua odisséia e, prontamente Fernando realizou todos os trâmites para levá-lo.

Durante a viagem, Fernando teve a brilhante idéia de escrever um livro (que se tornaram quatro), sobre a viagem à Europa pelos olhos de Chiquinho. Os livros foram lançados pela Editora Mantiqueira, onde Fernando era o dono, já que ele achava que estes não fariam muito sucesso! Qual não foi a sua surpresa, quando os livros venderam tanto que tornaram a editora muito conhecida!

Só eu que fiquei com muita vontade de ler a Série “Patas” da Editora Mantiqueira??

Toda essa história está documentada nas paredes da sala que conta a história do Museu.

O Museu ainda conta com uma biblioteca (que pode ser visitada mediante prévia marcação) e uma lojinha que vende produtos de xilogravura e livros do tema e da Editora Mantiqueira.

Produtos vendidos na lojinha

Atrás do museu, há um lindo jardim que pode ser visitado e contemplado! O lugar perfeito para ler um bom livro comprado na lojinha. Que tal???

Painel todo feito em xilogravura

Curiosidade

Não se sabe ao certo quando a xilogravura começou a ser praticada e nem quem a inventou. A mais antiga, em papel, que se tem conhecimento é a de um exemplar de uma oração budista Suda Diamante do ano de 868.

Horário de funcionamento

De quinta à segunda das 09 às 12 e das 14 às 17h (terças e quartas não funciona)

Preços

R$10,00

Crianças abaixo de 12 anos não pagam

Idosos, professores e estudantes com carteirinha pagam meia entrada

** Lembrem-se que o Museu conta apenas com a Editora Mantiqueira como sua mantenedora. Além disso, sou suspeita porque, apesar de gostar muito de aventuras, tenho uma paixão desenfreada pela cultura e acho que precisamos estimular à todos pelo conhecimento!

Onde fica

Avenida Eduardo Moreira da Cruz, 295 – Jaguaribe – Campos do Jordão

E aí??? Ficou curioso??? Então corre lá e descubra um mundo de possibilidades dentro do Museu da Xilogravura

Até a próxima!!!

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? 🙂

4 COMENTÁRIOS

    • Olá Marcos
      Desculpa pela demora em responder ao seu comentário!!!
      Muito obrigada pelo elogio. Fico muito feliz em poder ajudar nem que seja um pouquinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here