Uma viagem para os Estados Unidos está na lista de 10 entre 10 brasileiros, mas a maioria acaba bloqueando, na hora de tirar o seu visto. E, como todos sabem, para entrar na terra do Tio Sam, este documento é imprescindível!
Conheço muitas pessoas que pagam despachantes para fazer este serviço, mas apesar de bem chatinho, não é impossível (nem tão complicado como as pessoas acham) fazer por conta própria.
E para ajudar aqueles que querem encarar e não pagar preços exorbitantes para a retirada do visto, lá vão algumas dicas importantes!
Antes de mais nada, saiba que, para tirar o visto americano no Brasil, você só tem disponíveis os postos do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Recife. Caso não more em nenhum destes Estados, deverá ir até o mais próximo na data agendada.
E é muito importante que já saiba qual o motivo da viagem. Se ela se enquadra em negócios, estudos ou turismo. Vamos ver quais são eles???
B1 Visitantes a Negócios
Este visto só é liberado caso não haja nenhum perigo de um americano perder o seu emprego por conta da visita de uma pessoa que vá à negócios. São para empregadores não americanos.
B2 Visitante a passeio
Este visto é o mais pedido dentre todos. São para os turistas que estão indo por um tempo de, no máximo, 6 meses e tem validade por 10 anos. O agente da imigração pode solicitar a data de entrada e saída no país.
C1 Passageiros em trânsito
Para aqueles que vão apenas passar pelo território americano e precisam, também de um visto.
F1/F2 Estudante
Este visto é para a pessoa que está indo fazer algum curso em colégio ou universidade americana.
Tem que comprovar renda que o mantenha no país sem ter que trabalhar. Além disso, deve comprovar também, vínculo com o seu local de moradia. Provar que tem para onde voltar.
J1/J2 Programa de Intercâmbio
Este é para aqueles que estão procurando algum tipo de pós graduação, mestrado ou especialização. Para docentes temporários e alguns profissionais estagiários.
Para os intercambistas (principalmente os jovens), o visto tirado é o B2
M1/M2 Estudante Vocacional
Este visto destina-se aos estudantes que pretendem frequentar uma Universidade ou outra instituição acadêmica dos EUA.
Depois de explicados os vistos, vamos ao que interessa!!!
1.Formulário DS-160
O primeiro passo é preencher o formulário, que está disponível no site da Embaixada Americana.
Esse formulário é enviado ao Departamento de Estado dos Estados Unidos para processar o pedido de visto e, junto às entrevistas, confere se há ou não a elegibilidade de um candidato para o pedido de visto de não imigrantes.
Uma dica importante é fazer com muita calma porque qualquer erro pode acarretar em negativa do visto.
E, a cada página feita, salve o arquivo para que possa recomeçar de onde parou.
Não esqueça de guardar o número do seu requerimento, porque sem ele, você não terá como acessá-lo novamente.
2.Pagamento da taxa
A taxa de solicitação é de US$160 e deve ser paga em dinheiro em qualquer agência do Citibank ou através de cartão de crédito pelo site do agendamento. por telefone ou por boleto bancário.
Essa taxa é única, não devendo ser paga mais nenhuma adicional para agendamento ou envio do passaporte.
3.Agendamento
Depois da taxa paga, sugere-se aguardar 2 dias úteis para confirmação do pagamento.
É aí que você entra no site do Serviço de Informação de Visto e com o “nosso número” que estará no boleto do DS-160, você poderá agendar a sua entrevista.
Antes do agendamento em si, você deverá se cadastrar, incluir seus dados pessoais e escolher a forma de entrega do seu passaporte (que ficará retiro para a colocação do visto).
Na hora do agendamento, tenha em mãos o número do seu passaporte e o “nosso número”.
Você terá que agendar a data de entrevista no consulado e, em seguida, a data para a coleta de dados (fotos e impressões digitais) nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), que é feita antes da entrevista.
Esta coleta de dados é uma “fase” relativamente nova e você deve levar consigo o passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160.
Importante: solicitantes acima de 66 anos e até os 15 anos, estão isentos da coleta de impressões digitais. Os próprios ou seus representantes, deverão entregar os documentos exigidos, além de uma foto 5×7, no dia agendado.
Mas caso o consulado ache necessário, mesmo isentos, deverão comparecer ao consulado. Estes, serão avisados da necessidade.
4.Entrevista
E o momento mais temido chegou!
A maioria das pessoas tem medo das entrevistas no consulado. Eu fui uma delas.
Mas o melhor conselho é manter a calma e dizer a verdade. Cada vez menos brasileiros tem os seus vistos negados.
O que eles temem, na verdade, é que saiamos daqui para tentar a vida na Terra do Dinheiro. Então, se você tiver um emprego regular, ou até mesmo, que comprove que tem motivos para voltar, dificilmente o seu visto será negado.
Quando eu fui, levei o contrato social da loja do meu marido e mais outros mil documentos, que não foram solicitados… hahahahaha
E meu marido nem estava indo comigo. Esse era o meu medo! Mas foi bem tranquilo, mesmo com o cônsul cismando com o meu nome (que não é nada comum).
Dica de ouro: Confira todos os documentos antes de sair de casa!
Você tem que levar o seu passaporte, o comprovante do agendamento e/ ou formulário DS-160 (eu sou daquelas que levo tudoooo)
Caso você esqueça, há vários lugares ao redor do Consulado que fazem esses serviços, mas cobram pequenas fortunas. Por isso, confira e reconfira antes de ir!!!
5.Entrega
Depois de ter o visto aprovado (uhullll), você receberá seu passaporte da forma escolhida: no seu endereço ou no CASV escolhido no momento do agendamento.
A entrega costuma ser bem rápida e segura!
Caso você ainda tenha alguma dúvida, mande para mim…. vamos tirá-las juntos!!!
Boa sorte, boa viagem e até a próxima!!!!
Passo a Passo mastigadinho pra tirar o visto americano, hein?!
Eu nunca tirei, e nem tenho planos de ir aos EUA em breve, mas faz alguns meses que comecei a considerar tirar o visto para o caso de alguma viagem inesperada! hahaha
Agora que vi que não é um bicho de sete cabeças já fico mais animado!
Abração
Foi o q fiz Murilo! E foi ótimo!!! Quando resolvi ir já estava tudo certo!!!
Adorei o post! Super completo e com certeza facilita muito saber todos esses detalhes. Se eu tivesse lido antes tinha facilitado muito na época que eu tirei o meu .
Também penei para tirar o meu!!!! Vivendo e aprendendo não é?! Obrigada pela visita ❤️
Adorei o guia super completo e detalhado, já encaminhei para uma amiga que vai precisar tirar o visto americano em breve.
Obrigada pela visita e por compartilhar, Luciane!!!!
Bem importante esse post passo a passo, realmente tem que fazer tudo certinho na ordem correta para garantir que vai sair o visto americano… logo está na hora de renovar o meu!
O meu também!!! Hahahaha Que bom que vc gostou 😊
Estou para tirar o visto americano é seu post está me ajudando mundo em organizar os documentos que levar
Que bom Christian! Se precisar de alguma ajuda é só pedir 😉
Dani, que massa tá tudo tão explicadinho! Post massa para quem está necessitando de uma ajuda extra para tirar o tão desejado passaporte!
Que bom que vc gostou Tati! Obrigada pela visita
Ótimo post sobre o procedimento para tirar o visto americano! Eu tenho o meu, mas sei que isso gera muita dúvida, então é super útil!
Sim! Penei até ter tranquilidade pra fazer o meu!
Muito útil um guia de como tirar visto americano, esses procedimentos administrativos assustam, mas um passo a passo deixa tudo mais fácil
Simmm! Temos q ter atenção mas não é nenhum bicho de sete cabeças!
Ficou bem legal o post, cheio de dicas legais. Quando eu resolver tirar o visto para os EUA ele será bastante útil.
Que bom q gostou Andrea! Se precisar de alguma ajuda é só pedir 😊
Boas dicas. Lembro que quando tirei o meu visto para os EUA precisei pesquisar muitas informações em lugares diferente. Muito bom post.
Obrigada Edson!!!!
Excelente post, detalhado na explicação. Parabéns
Não sei como é o processo aqui na Europa, mas imagino que seja igualmente chato. Felizmente, não impossível. Muito bom o seu passo a passo
Obrigada Ruthia!!!
Em Portugal é só tirar o ESTA, o que facilita muito mais. No entanto, se tiver ido ao Sudão ou ao Irão também é preciso este procedimento todo.
Jura? Não sabia dessa informação! Obrigada por compartilhar
e eu achei q n aprovariam o meu, so fizeram umas perguntinhas e plau ganhei o aprovado aheuaheu até me surpreendi. no entanto nao tirei no brasil, foi em berlim enquanto morava la
Você achou que lá e mais fácil???
Eu quero muito tirar o meu visto , mais estou com medo de ser negada
Olá Saionara
Não tenha medo. Leve todos os documentos e mantenha a calma que vc consegue!!!! Boa sorte!!!!