Como contei no post do MASP, tirei um dia da minha mini trip para São Paulo, para desbravar a Avenida Paulista e, durante a visita ao Itaú Cultural, me indicaram a Casa das Rosas, que eu nunca tinha ouvido falar.
Claro que resolvi na hora, esticar minha expedição e acabei dando de cara com um casarão do estilo neoclássico francês, rodeado de roseiras lindíssimas e bem cuidadas no meio da avenida mais conhecida de São Paulo.
Projetada por Francisco de Paula Ramos de Azevedo, a Casa das Rosas, concluída em 1935, era o local onde se reunia a maioria dos milionários barões do café. Francisco era conhecido por construções como a Pinacoteca, o Mercado Público, o prédio da Light e o Teatro Municipal do Estado.
Até 1980, os herdeiros de Francisco viveram no casarão. Ameaçada de demolição depois da transformação da Avenida Paulista, a Casa das Rosas, foi preservada em ação inédita no Brasil.
Na parte de trás do terreno (que dá para a Alameda Santos), foi construído um moderno prédio comercial, enquanto a casa foi transformada em espaço cultural e inaugurada no ano do centenário da Avenida Paulista em 1991.
Em 2004, a Casa das Rosas, foi inaugurada como Espaço Haroldo de Campos de Literatura e Poesia e conta com vários trabalhos do autor logo na entrada do primeiro andar.
Hoje, é papel importante na divulgação da literatura de escritores muitas vezes deixados de lado pelo mercado e pela oferta de oficinas e cursos de formação para aqueles que pretendem se tornar escritores ou aprimorar seus dons.
Os cômodos superiores foram preservados, inclusive os móveis, nos dando um vislumbre de como viviam seus moradores.
Fiquei encantada com todos os detalhes e com a vista da Paulista, nos dando uma noção de como a história deste casarão foi afetada com a transformação da avenida. É incrível o contraste do antigo com o novo quando se está na sacada do segundo andar.
A casa conta com uma programação extensa de exposições e oficinas. Você encontra tudo na agenda da Casa das Rosas.
Onde fica
Avenida Paulista, 37
Horários de funcionamento
De terça à sábado de 10 às 22h
Domingos de 10 às 18h
Às segundas, a Casa das Rosas fica fechada.
Ingressos
A entrada é gratuita
Acessibilidade
Para aqueles que não podem subir as escadas, há um elevador !
Está procurando hotel em SP??? Dê uma olhada no post sobre o Tryp Tatuapé!!!!
Antes de ir embora ou na chegada mesmo, tire um tempinho para apreciar as lindíssimas e delicadas roseiras dispostas no terreno da Casa das Rosas. Você não irá se arrepender!
Ahhhhh, se estiver com fome, você precisa ir ao Caffe Ristoro que fica no mesmo terreno da Casa das Rosas. É imperdível! Mas esta experiência eu conto depois em outro post!!!!
Não deixe de ler o post MASP – Museu de Arte de São Paulo
Até a próxima!!!!
Linda casa! Incrível uma construção como essa numa avenida tão movimentada e moderna quanto a Paulista!
Também fiquei impressionada! Lindíssima!!!