Oi meus lindos!
Hoje vou dar uma super dica de um projeto incrível que tem sede na Praia do Forte, Bahia, o Projeto Tamar!
Segundo o site do Projeto, este foi criado em 1982 e ocupa um espaço de 10 mil metros quadrados, cedidos pela Marinha do Brasil.
Estive lá no ano de 2011, quando fiz uma viagem à Salvador para o casamento dos meus tios que moravam lá. Estes nos contaram sobre a praia do Forte e, é claro, sobre o projeto lindo das “tartaruguinhas” e, como meus filhos eram pequenos, resolvemos nos aventurar nos quase 80Km que separam o centro de Salvador até lá. A estrada é bem tranquila e boa… com isso, levamos 1h e 20 minutos mais ou menos.
O que vc encontra lá?
Nos tanques do Projeto, estão quatro das cinco espécies de tartarugas brasileiras, que são: verde, de oliva, cabeçuda e de pente, além de tubarões e arraias.
Além de todas as espécies e as atividades, eles contam com uma loja cheia de mimos pra vc levar pra casa e, com isso ajudar o projeto. Pelo que vi nas fotos, ele cresceu muito desde que o visitamos e isso é muito bom.
O que se pode fazer?
Para os adultos, e principalmente, para as crianças, é importantíssima a visita guiada, aonde se explica toda a importância desses animais para o ecossistema e, não menos importante, sobre a preservação das espécies.
Ainda pudemos pegar ouriços e outras espécies na mão. Diversão garantida para as crianças e para nós, é claro!
Lembro que os tanques aonde estavam os tubarões, tinha uma pequena ponte e meu filho queria subir ali de qualquer jeito… a mãe surtada aqui, não o deixou sozinho, mas fomos juntos….
Durante o passeio, há uma parede com os cascos das tartarugas para que possamos ver o tamanho e o quão duras elas podem ser. Adoramos!
Se vc está planejando sua viagem entre dezembro e fevereiro, as crianças podem acompanhar os biólogos na soltura de tartaruguinhas recém nascidas na areia da praia. Imagina que máximo!!!
Por que o Projeto Tamar é tão importante?
Antes do projeto se instalara ali, o povoado local era de aproximadamente, 500 moradores. Com a vinda dos biólogos, este número cresceu muito, trazendo muitos turistas e dinheiro. Mas, o mais importante, foi a comunhão de conhecimento entre os biólogos e o povo dali, conhecedor do mar e dos animais.
Em abril deste ano, o Projeto Tamar comemorou a marca de 35 milhões de tartarugas salvas e devolvidas ao mar no Brasil. Não é o máximo????
Quantas bases do Projeto Tamar tem no Brasil???
Ao todo são 24, espalhadas em 9 estados, mas apenas 8 estão abertas para visitação (Fernando de Noronha – Pernambuco, Aracaju – Sergipe, Arembepe – Bahia, Regência e Vitória no Espírito Santos, Ubatuba em São Paulo e Florianópolis em Santa Catarina, além do que eu visitei na Praia do Forte, Bahia.
Você sabia?
Que, segundo o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), o Museu do TAMAR da Praia do Forte está entre os cinco museus mais visitados do Brasil com 600.000 visitas ao ano?
Informações gerais:
Endereço: Avenida Farol Garcia D´Avila, s/n
Preço: R$24,00 (moradores da Praia do Forte pagam meia, mediante apresentação de comprovante de residência).
Como o projeto é patrocinado pela Petrobrás, seus funcionários não pagam.
Horário de Funcionamento: todos os dias de 08:30 às 17:30h
Ao lado da sede do projeto, está a linda praia do Forte. Minha dica é tentar chegar bem cedo, pra evitar o sol forte ou até o final de tarde e na outra parte do dia, aproveitar a praia que é linda demais!!!
Quer economizar na sua viagem???
Não deixe de alugar o seu carro na RentalCars… Tem um banner logo ali, do lado direito desta página.
Ou compre a sua passagem da Latam ou Avianca!!! Os preços estão imperdíveis!!!
E a hospedagem??? Não deixe de comprar no Booking… o primeiro parceiro do blog.
Não esqueçam de deixar seus comentários lindos aí embaixo!!! Vou amar ler e comentar todinhos!
Beijos e até a próxima!!!!
[…] “Projeto Tamar” e enlouqueci. Já conhecemos o da Praia do Forte (leia a matéria aqui) e sou apaixonada pelo projeto em […]