Se você está se programando ir à Curitiba e está à procura de um passeio imperdível, tenho que dizer que está com sorte e acabou de achar!!!!
Estive na capital paranaense no feriado de Finados (1 a 4 de novembro de 2018) para o 2o Encontro da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem) e fomos convidados pela Serra Verde Express, para fazermos o passeio Pôr do Sol, que tem como destino Morretes. A ida é de micro ônibus e a volta é de trem.

O ponto de encontro foi na Rodoviária de Curitiba e, de lá, partimos para Morretes, de microônibus, pela Estrada da Graciosa.
O trajeto durou cerca de 1 hora e meia, mais ou menos, numa estrada que como o nome já diz, é lindo e repleto de natureza.
Fizemos uma parada estratégica em um quiosque para beber água e comer alguma coisa. Neste ponto, há uma grande “moldura”, própria para fotos com a floresta ao fundo. Pena que o clima do dia não permitiu.

O dia estava chuvoso e cheio de neblina, mas nem por isso, tirou o encanto. Aliás, como o clima de Curitiba é bem loucooooo, pegamos chuva, sol, frio e calor durante o percurso….
Paramos também no Parque Temático Hisgeopar que conta de forma divertida, a história e a geografia do Paraná.
Ele tinha acabado de inaugurar e a sua infraestrutura externa não estava pronta, mas por dentro, era outra história.
Bonecos e maquetes completos e cheios de história tornam o passeio bem divertido.
Mas vou contar sobre ele em outro dia… porque quero contar sobre o passeio até a cidade de Morretes e o seu famoso Barreado!
Bom, Morretes é a típica cidade do interior, cheia de cantinhos charmosos, muito artesanato e muita história em cada pedrinha dos seus paralelepípedos.

A nossa primeira parada foi o tradicional restaurante Madalozo para experimentar o Barreado.
Você já ouviu falar?

Barreado é um prato típico da capital paranaense. É feito com carne de segunda, bacon, farinha e temperos como alho, cebola e cheiro verde.
Ele é preparado em panela de barro e os acompanhamentos são banana frita e maionese.

Confesso que a cara dele não é das melhores mas o gosto nos surpreende.
O valor (em agosto de 2018) era R$51,90 por pessoa, comendo à vontade. Mas existem outras opções, como o rodízio de barreado!!!! Imaginem só.
Ao sairmos do restaurante, tivemos um tempinho para passear pela cidade.

Ela é tão acolhedora que eu gostaria de ter mais tempo para passear pelas suas ruas e aproveitar aquele rede tão convidativa no meio do caminho.

Aproveitamos para conhecer a Cachaçaria Morretes e a Paróquia Nossa Senhora do Porto, que fica ao final da rua principal.
Ao final do passeio, era chegada a hora de voltar à Curitiba, de trem.

Já se imaginou, andando no trem que teve sua viagem inaugural feita pela Princesa Isabel em 1884??? Uma estrada com 41 pontes e 13 túneis? Assim é este passeio.
Planeje sua viagem!!! Faça sua reserva no Booking.com

A paisagem é lindíssima. Conta com uma natureza exuberante e passa há, até um momento de suspense onde, numa das curvas do trajeto, não conseguimos ver os trilhos e isso dá a impressão de que estamos flutuando…. tipo magia!!!!!
Como falei no início do post, o tempo estava nublado e, por este motivo, em alguns pontos, não conseguimos uma visão muito boa. Mas o pouco que vimos, deu para ter um gostinho.

Queria destacar que o tempo de viagem é muito longo e isso pode ser considerado um ponto negativo da viagem.
Mas não me arrependi de tê-lo feito. Foi uma experiência e tanto!!!!

Informações importantes
Quanto custa
Este passeio custa R$285,00 (valor de nov/18) e inclui o transporte até Morretes e a volta no trem, um kit lanche, um refrigerante ou água e guia local.

Ingressos
Pelo site ou na bilheteria que fica na Estação Ferroviária de Curitiba
Duração do passeio
De 3:30h à 4:00h
Gostou da dica?
Então não deixe de ler os posts
Conheça o Jardim Botânico de Curitiba
Até a próxima!!!!