Estive em Campos do Jordão no último mês, e à convite, fui conhecer a Cervejaria Gard. Uma nano cervejaria, dentro do Horto de Campos do Jordão.
Você sabe o que significa Gard??? É fazenda em dinamarquês e foi uma homenagem ao bisavô dos idealizadores, que comprou a bela fazenda aonde a cervejaria está instalada.
Ao chegar, já nos deparamos com um cenário lindo, repleto de natureza, onde a pequena cervejaria “se esconde”.
Planeje sua viagem! Faça sua reserva pelo Booking.com
Ela tem apenas 3 anos e só abriram para o público faz 1 ano e meio, mais ou menos.
E quem nos recebeu, foi o Marcelo, um grande conhecedor da bebida tão amada pelos brasileiros! E é claro que nos deu uma aula, não só da Gard mas da cerveja como um todo!
Mas tudo começou com o amor de dois primos, em suas viagens pelo mundo, pela bebida. Um deles, que já mostrava um talento para mestre cervejeiro, acabou por construir uma cozinha piloto.
E dali, surgiu a Gard. As cervejas produzidas, levam em consideração o processo alemão de só utilizar a água, o malte da cevada e o lúpulo em sua composição. E nada melhor que a água pura da Serra da Mantiqueira para um sabor único.
A Gard possui 15 sabores. No dia da visita, experimentamos a Boh (lagger), Tmavé (lê-se Timavé e em tcheco quer dizer cerveja escura) – e é uma lagger escura. Ela lembra muito o gosto do café. E lembra mesmo!!!!! A best Bitter inglesa que é mais leve e a Ipa “americana” . Pq americana? Porque eles gostam dos sabores mais cítricos como maracujá e laranja. Eles gostam de sentir o aroma. Ela harmoniza com um hambúrguer e uma comida mais temperada.
Aprendi que lagger é uma bebida de baixa fermentação, com temperatura baixa e teor alcoólico também baixo. Harmoniza com salada e comidinhas leves.
Meu veredito??? Preferi a Ipa! Não sou nada conhecedora e não gosto de cervejas mais fortes, por isso a minha escolha!
Outra explicação interessante do Marcelo, é que eles fazem muitas cervejas leves porque os brasileiros as preferem.
Durante a visita, temos apenas quatro sabores que são trocados a cada 20 dias, tornando a experiência única para quem visita.
E se ainda quiser uma degustação com harmonização, também tem!!!! Eles vendem pequenas porções de embutidos para que a visita fique ainda mais apetitosa! Você pode sentar nas charmosas mesinhas e aproveitar o momento!
Evite stress durante a sua viagem!!! Faça o seguro Mondial Allianz
Existe, ainda, um tour pela cozinha piloto e aprender um pouco mais da produção. E, é claro, levar para casa algumas unidades para continuar a degustação. hahahaha
A produção é diária, então não se preocupe!!!! Sua cerveja artesanal terá “acabado” de ser produzida. Não é incrível???
Um passeio descontraído e delicioso no meio do aconchegante barulho da natureza! Vale muito a pena a visita.
E aí? Bora?
Mas antes de ir, não deixe de ler
O que fazer em Campos do Jordão
Onde comer em Campos do Jordão
Até a próxima!!!!
Opa, dica cervejeira devidamente anotada! Não conheci essa cervejaria quando fui em Campos pela primeira vez, mas agora ela não me escapa! obrigada pela dica
Que bom que gostou!!!! Depois me conta quando fôr lá!
[…] a Cervejaria Card, uma nano cervejaria que funciona dentro do Horto de Campos do Jordão. Tem um relato completo da visita à Cervejaria Gard no blog Viajando com […]
Unir a paixão pela cerveja com a natureza é perfeito. Adorei essa dica e já vou incluir no roteiro na próxima vez.
E você vai amar! Parece que o lugar foi feito pra gente sabe?! Obrigada pela visita
[…] amiga Dani conheceu a Cervejaria Gard, um achado em Campos do Jordão. Vale a pena ler sobre a experiência dela e incluir no seu roteiro […]